O São Bento pode mais!

Faz exatamente uma década que o São Bento conquistou nosso último título: o Campeonato Paulista da Série A3; importante passo que levaria nosso time à Série B do Campeonato Brasileiro, quatro anos mais tarde.

Este ciclo vitorioso se tornou realidade graças à reorganização política do Azulão sorocabano, que começou com o restabelecimento do quadro social e a realização da primeira eleição democrática em muitos anos.

Com o fortalecimento da associação e a conscientização dos sócios, conseguimos dar fim à época em que aventureiros apareciam no período eleitoral para “pegar” ou “salvar” o São Bento. 

Porém, tão rápida quanto à ascensão foi a queda que o São Bento protagonizou nos últimos anos, desaparecendo do cenário nacional e voltando ao mesmo patamar em que estávamos há exatos 10 anos.

Os rebaixamentos que sofremos nos últimos anos deixam claro o longo caminho que ainda temos que trilhar para a construção de um clube forte, que reflita os resultados em campo, de forma consistente.

E é esse desafio que está colocado para os são-bentistas, em sua 5ª eleição democrática consecutiva: qual clube desejamos construir?

Nós, que assinamos este manifesto, somos favoráveis à criação da SAF com um processo transparente para todos os sócios e a busca de um investidor sério, que não coloque o futuro do clube em risco.

Essa é a tarefa relevante da próxima Diretoria Executiva: fazer a transição de nosso futebol para a SAF, buscando o melhor modelo de negócio e o investidor alinhado aos valores de nossa comunidade.

Diante de momento tão importante para o futuro do São Bento é fundamental que tenhamos maturidade de fazer o debate de ideias sem confundir com a animosidade pessoal, algo tão comum em nossos bastidores.

Temos ideias diferentes das que vêm sendo colocadas em prática pelas últimas administrações do clube. Para isso apresentamos algumas propostas:

CRIAÇÃO DA SAF

Vamos trabalhar pela criação da SAF, com um processo transparente, em busca do melhor modelo de negócio e de investidor alinhado aos valores de nossa comunidade. Vamos negociar para que o futebol profissional masculino e feminino, além das categorias de base, recebam investimento da SAF, para colocar o São Bento na primeira prateleira do futebol nacional.

CONSTRUÇÃO DO CENTRO DE TREINAMENTO

Nas negociações para a criação da SAF, vamos incluir a construção de um centro de treinamentos para o São Bento como ponto crucial para o fechamento de um acordo. Para ser um time grande, o clube precisa de um espaço moderno e equipado para o treinamento das equipes.

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Vamos propor a criação de um Conselho de Administração, eleito pelos sócios, para substituir o atual modelo de Diretoria Executiva. O Conselho nomeará profissionais remunerados para executar as diretrizes determinadas pelos conselheiros, sendo cobrados e geridos conforme os resultados apresentados.

PLANEJAMENTO E TRANSPARÊNCIA

Acreditamos que um futebol forte se constrói com um clube forte. Apenas com planejamento e estruturação vamos alcançar os resultados dentro de campo. De nada adianta gastar a maior parte do orçamento com o salário de atletas, se não houver organização e clareza de metas. Todo esse trabalho será feito junto com os sócios, com toda transparência, em reuniões periódicas.

MEMORIAL DO SÃO BENTO

A nossa memória, de 110 anos, não pode mais ser colocada em segundo plano. Para isso, vamos construir o Memorial do Esporte Clube São Bento, para a preservação da história do Azulão, com foco em sua relação com Sorocaba e com o futebol nacional. Mais do que um investimento, será um projeto para trazer receitas por meio da visitação e locação de espaços.

Para que tudo isso se concretize precisamos eleger uma Diretoria que compreenda que não estamos simplesmente montando times de futebol a cada semestre, mas sim moldando o futuro de uma instituição centenária e com um potencial incrível

Mais do que isso: precisamos colocar à frente do clube um grupo que compreenda que não está fazendo um favor para o São Bento, mas sim assumindo uma responsabilidade diante de nossa comunidade. 

É hora de abandonar os títulos de “abnegados” autoimpostos e do discurso de “falta de dinheiro”. Queremos mudar esse disco e adotar uma abordagem criativa para gerar recursos e utilizá-los com eficiência para transformar nosso Bentão em um clube financeiramente sólido e competitivo.

O São Bento precisa de renovação. O São Bento pode mais!

Dê o seu apoio! Assine o manifesto:

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.
Autorização de publicação

Veja quem já assinou:

Alexandre Franchi Rolim – Sócio

Aparecido Germano Martins – Conselheiro

Bruno Petrucci Oliveira – Ex-Conselheiro

Carlos Aparecido de Lima – Conselheiro Fiscal

Carlos Augusto Athie – Ex-Dirigente do Clube

Celso Cayuella – Sócio

Daniel Bisonti – Torcedor

Denis Vieira – Sócio e Maestro da Orquestra Filarmônica Jovem de Sorocaba

Eric Mantuan – Jornalista Esportivo

Ettore Bruni – Torcedor

Fábio Jammal Makhoul – Jornalista

Fernando Pereira de Carvalho Vitalino – Sócio-torcedor

Fausto Salvador Peres – Sócio

Francisco Carlos Peres Ataide – Sócio

Geraldo Cardozo Neto – Sócio

Guilherme Giavoni – Jornalista

Guilherme Jonas Feliciano – Conselheiro

Héllen Baldo – Torcedora

Indalecio Vieira – Sócio Remido

João Celso Cayuella – Torcedor

José Luiz Viotto – Torcedor

Jota Abreu – Torcedor

Leonardo Demilite – Sócio e Atleta do São Bento Futebol de Mesa

Leonardo Henrique Tenari – Torcedor

Lígia Marina Molfi Ramalho Caramez – Torcedora e Ex-Conselheira

Luís Lanaro – Torcedor

Márcio Rogério Dias – Ex-Presidente da Diretoria Executiva

Marcos Galves Moreira – Sócio e Historiador do Clube

Maria Helena Ramalho – Fundadora da Torcida Tira Prosa, Sócia Remida e Ex-Conselheira do Clube

Maria José Ramalho – Torcedora

Mário Botelho Mendes Neto – Sócio

Maurício Pazetti Carvalho – Sócio

Mauricio Rezzani – Conselheiro 

Nelson Simão Neto – Torcedor

Renan Nogueira – Ex-Conselheiro

Renata Botti – Sócia

Renato Carbonieri – Conselheiro

Ronaldo Acquaviva – Sócio

Salvador Mor – Sócio Benemérito e Ex-Conselheiro

Thiago Molfi – Torcedor

Vinícius Rostelato – Presidente do Conselho Deliberativo

Vinícius Vidal – Torcedor

William Alves – Ex-Presidente do Conselho Deliberativo e Fundador da Associação “Vamos subir, Bento!”

William Klinke – Torcedor

Wilson Vieira – Ex-Diretor de Patrimônio e Financeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *